Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao e validacao de metodos para analises de metais em solos e em fertilizantes organicos.

Processo: 03/03700-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Olímpia de Oliveira Rezende
Beneficiário:Karina Fraige Baraco
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Metais   Solos   Espectrofotometria

Resumo

O solo tem um papel de fundamental importância nos ciclos da natureza. Em climas tropicais e subtropicais, a matéria orgânica (MO) do solo é crucial para a produtividade desse solo e sua quantidade depende de quão intenso é o seu manejo. Nesses tipos de clima a taxa de decomposição, da MO é bastante elevada, cerca de cinco vezes mais rápida quando comparada à de regiões temperadas. Muito da MO perdida durante o manejo do solo tem sido reposto das mais variadas formas. O uso de resíduos orgânicos como fertilizante ou corretivo é uma alternativa atualmente bastante usada, devido ao resultado proporcionado ao solo, e sua viabilidade econômica. Deve-se ter em vista que o uso de resíduos no solo traz muitos efeitos benéficos ao meio, mas junto com eles podem haver problemas, como o acúmulo de elementos indesejáveis. Neste projeto, propomos desenvolver, comparar e validar a determinação de Co, Cu, Pb, Mn e Zn por espectrofotometria UV-Visível, comparando os resultados aos obtidos por espectrometria de absorção atômica, em amostras de solo e em condicionadores de solo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA FRAIGE; FRANK NELSON CRESPILHO; MARIA OLÍMPIA OLIVEIRA REZENDE. Determinação de zinco em solo utilizando colorimetria. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 588-591, Jun. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.