Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas na contemporaneidade

Processo: 08/10871-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Tarcyanie Cajueiro Santos
Beneficiário:Jônatas Rosa
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/57959-7 - Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sociais na contemporaneidade, AP.JP
Assunto(s):Jornalismo   Propaganda   Consumo

Resumo

A passagem da sociedade disciplinar para uma sociedade de controle ocorre com a proeminência cada vez maior do consumo, que se tornou um dos principais lócus de constituição das subjetividades contemporâneas. Auxiliado pelos media e pela publicidade, o consumo acabou se constituindo como uma cultura, que fomenta hábitos e estilos de vida. Este projeto propõe analisar as transformações comunicacionais e sociais, assim como os impactos subjetivos relacionados à sociedade estruturada pelo consumo e pelos media, no contexto em que as imagens das mercadorias não apenas se tornam acessíveis a toda uma população como também são investidas de um forte componente simbólico e midiático. Procuraremos perceber o comportamento do consumidor contemporâneo a partir de uma perspectiva histórica, sociológica e comunicacional, elegendo a publicidade em sua imbricação com os media como um dos principais promotores desta cultura. Para tanto, também analisaremos as modificações na publicidade e no marketing, procurando perceber as representações do consumo por ela elaboradas e a mudança nos valores em que os produtos se apóiam. Pois elas elucidam a lógica da produção das mensagens voltadas às práticas de consumo nas sociedades globalizadas, comunicacionais e informacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)