Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de duas vacinas trivalentes vivas atenuadas para a prevencao da salmonelose paratifoide em aves.

Processo: 07/53046-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio José Piantino Ferreira
Beneficiário:Liliana Del Carmen Revolledo Pizarro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Prevenção   Salmonella   Vacinação

Resumo

Numerosos sorotipos de Salmonela são capazes de infectar aves jovens e estabelecer uma colonização persistente com uma excreção continua pelas fezes. O desenvolvimento do estado de portador permite a transmissão freqüente desta bactéria através da cadeia alimentar, tanto em ovos como em carne contaminada que causa salmonelose em humanos. A incidência das infecções em humanos aumentou nos últimos anos, sendo que alguns sorotipos de Salmonela paratifóide são mais freqüentes. Uma das ferramentas eficazes na prevenção da salmonelose é a utilização de vacinas que sejam aplicadas oralmente, o que guarda uma semelhança com a via de infecção natural, e, portanto estimula o tecido linfóide associado ao intestino a uma resposta imune local mediada por IgA secretora, e a resposta inata e adquirida. O presente projeto tem como objetivos desenvolver, elaborar e avaliar comparativamente duas vacinas trivalentes, uma delas produzida com cepas mutantes metabólicas e outra com cepas contendo genes deletados, para sua utilização na imunização -de aves de um dia para minimizar a colonização do trato gastrointestinal por Salmonelas paratifóides, prevenir a colonização de órgãos assim como a excreção e contaminação de ovos e carcaças das aves, o meio ambiente para a segurança alimentar do consumidor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REVOLLEDO, L.; FERREIRA, A. J. P. Current perspectives in avian salmonellosis: Vaccines and immune mechanisms of protection. JOURNAL OF APPLIED POULTRY RESEARCH, v. 21, n. 2, p. 418-431, JUN 2012. Citações Web of Science: 7.
REVOLLEDO, L.; FERREIRA, A. J. P. Salmonella antibiotic-mutant strains reduce fecal shedding and organ invasion in broiler chicks. POULTRY SCIENCE, v. 89, n. 10, p. 2130-2140, OCT 1 2010. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.