Busca avançada
Ano de início
Entree

Vírus entéricos em aves de produção: genotipagem e análise da diversidade genotípica

Processo: 08/57249-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Antonio José Piantino Ferreira
Beneficiário:Elena Mettifogo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia veterinária   Aves   Técnicas de diagnóstico animal   Filogenia   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

As doenças infecciosas que afetam o trato digestivo de aves comerciais são importantes porque levam a diminuição da produtividade e acarretam perdas graves econômicas, como conseqüência do comprometimento do trato digestivo e de outros sistemas. Diferentes agentes, tais como os vírus, bactérias e parasitas podem afetar o trato gastrointestinal. No entanto, pouco se conhece acerca da participação dos vírus entéricos na patogenia das enterites e diarréias. No Brasil, há uma grande lacuna no conhecimento quanto a participação de vírus em distúrbios entéricos nas aves. O diagnóstico destes agentes é fundamental para a elaboração de medidas profiláticas que visem a melhoria dos planteis avícolas brasileiro, tornando-os mais competitivos a exportação não somente pela redução dos custos de produção, mas, principalmente, pelo aumento da qualidade sanitária. Este estudo é parte integrante do Projeto já aprovado pela FAPESP que se encontra em andamento, "Vírus entéricos em aves de produção: detecção, diagnóstico diferencial, isolamento viral e análise da diversidade genotípica", que tem por objetivo geral realizar diagnóstico laboratorial e o estudo filogenético de Adenovirus, Astrovirus, Reovirus e Rotavirus, assim como correlacioná-los a problemas infecciosos entéricos. Como parte integrante deste Projeto, o presente estudo tem como objetivo a análise da diversidade genotípica e filogenética dos vírus identificados até o momento. Após a confirmação do isolamento, o produto de PCR que identificou os genes será seqüenciado para a análise da diversidade genotípica e filogenética dos vírus identificados. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.