Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação espectrofotométrica de resíduos de pesticidas em solos e águas naturais empregando sistema de análises em fluxo com biocolunas para concentração em linha

Processo: 06/03718-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Elias Ayres Guidetti Zagatto
Beneficiário:Mário Almir Feres Junior
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Solos   Agrotóxicos   Análise em fluxo   Análise por injeção em fluxo

Resumo

O emprego de microorganismos como bioindicadores e pré-concentradores de espécies químicas tem sido crescente, uma vez que sua afinidade por algumas substâncias os torna uma ferramenta importante em análises químicas voltadas a controle ambiental. Atualmente leveduras como Saccharomyces cerevisiae, comumente utilizadas na indústria alimentícia, tem se mostrado eficientes como material pré-concentrador de pesticidas dentre eles Linuron, Thiram e Chlorpyrifos. Outrossim, sistemas de análises em campo empregando equipamentos portáteis para determinação dessas espécies ainda são pouco relatados. Neste sentido, a análise por injeção em fluxo com detecção espectrofotométrica aparece como uma alternativa viável, apresentando todas as características necessárias para o desenvolvimento de sistemas dedicados usados em monitoramento de parâmetros relevantes em controle ambiental. Outro ponto interessante é o emprego de sistemas múltiplos de coleta e filtração sem a intervenção do analista, o que possibilita melhor freqüência analítica e aumento no volume de informações geradas sobre uma determinada área de estudo. O sistema a ser proposto deverá reunir características de robustez e versatilidade, podendo então ser empregado para determinações fotométricas após a pré-concentração dos pesticidas Linuron, Thiram, Chlorpyrifos em mini-coluna de Saccharomyces cerevisiae imobilizada em um substrato de sepiolite ou sílica, conforme as condições de trabalho. O sistema proposto terá sua exatidão avaliada com métodos já estabelecidos como cromatografia líquida de alta eficiência. Tratamento estatístico para possíveis determinações simultâneas envolvendo calibração multivariada (e.g. PLS) será outra ferramenta usada para se avaliar a possibilidade do uso e monitoramento constante das três espécies sob condições de campo. Os resultados serão criteriosamente avaliados e abordados como uma alternativa a determinação de pesticidas em campo, através de uma instrumentação portátil e eficaz.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERES‚ M.A.; FORTES‚ P.R.; ZAGATTO‚ E.A.G.; SANTOS‚ J.L.M.; LIMA‚ J.L.F.C. Multi-commutation in flow analysis: Recent developments and applications. Analytica Chimica Acta, v. 618, n. 1, p. 1-17, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.