Busca avançada
Ano de início
Entree

RESPOSTAS DIGESTIVAS, METABÓLICAS E DE CRESCIMENTO DE JUVENIS DE TAMBAQUI Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO AERÓBICO.

Processo: 10/12207-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Gilberto Moraes
Beneficiário:Luciana Cristina de Almeida
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Nutrição de peixes   Desempenho produtivo   Tambaqui   Digestão

Resumo

Este trabalho será realizado no Laboratório de Bioquímica Adaptativa do Departamentode Genética e Evolução da UFSCar e visa dar continuidade aos estudos do metabolismoadaptativo de tambaqui (Colossoma macropomum) frente à diferentes situações. A espécieproposta é de amplo interesse comercial devido à excelente qualidade de sua carne e a seugrande potencial para a aqüicultura. O objetivo desse estudo é a determinação da velocidadeideal de nado para a espécie dentro das condições de cultivo. Para a concretização destesobjetivos avaliaremos e compararemos o aproveitamento de proteína da dieta em relação àfração energética, quando o peixe é submetido a diferentes velocidades de nado, buscando umavelocidade que proporcione o melhor "efeito poupador de proteínas". Esta avaliação envolveráo estudo do desempenho produtivo, da capacidade digestiva proteolítica e das rotas metabólicasque indiquem a possibilidade de utilização das diferentes frações nutritivas da dieta pelaespécie. Serão utilizados 64 juvenis de tambaqui distribuídos em um sistema termo-regulado, decirculação fechada. O período experimental será de 50 dias, quando os animais receberão até àsaciedade uma dieta experimental extrusada, três vezes ao dia. A dieta será composta por 26,5% de proteína bruta, 40,5% de carboidrato e 9,1% de lipídio com 3989.50 kcal/kg de energiabruta. Os juvenis de tambaqui serão submetidos a quatro situações (sem exercício; 0,5 CC(comprimentos corporais) /seg.; 1,0 CC/seg. e 2CC/seg.).