Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da mucosite oral na qualidade de vida de pacientes submetidos a transplante de medula óssea

Processo: 10/05225-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Haye Biazevic
Beneficiário:Viviane Danelon Neves
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde bucal   Saúde pública   Qualidade de vida   Transplante de medula óssea

Resumo

A mucosite oral constitui uma condição dolorosa que afeta pacientes submetidos a transplante de medula óssea. Ela afeta entre 30 e 69% dos pacientes que se submetem ao tratamento, interferindo enormemente em sua qualidade de vida. O objetivo do estudo é analisar o impacto da musosite na condição bucal de pacientes submetidos a transplante de medula óssea. Pacientes submetidos ao tratamento no Hospital Israelita Albert Einstein durante 9 meses serão avaliados em 4 momentos diferentes: a) 2 dias antes da punção; b)após 5 / 8 dias para, respectivamente, transplante autologo e alogênico; c) nos dias 12 / 20; d) e após 30 dias da alta. A avaliação constará de avaliação clínica segundo critérios da Organização Mundial da Saúde; aplicação do instrumento OHIP-14 para avaliar a qualidade de vida em relação à saúde bucal; e a PROMS scale, para analisar a qualidade de vida relacionada especificamente com os sintomas da mucosite. Espera-se com o estudo adicionar elementos para discutir a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEZINELLI, L. M.; EDUARDO, F. P.; NEVES, V. D.; CORREA, L.; LOPES, R. M. G.; MICHEL-CROSATO, E.; HAMERSCHLAK, N.; BIAZEVIC, M. G. H. Quality of life related to oral mucositis of patients undergoing haematopoietic stem cell transplantation and receiving specialised oral care with low-level laser therapy: a prospective observational study. EUROPEAN JOURNAL OF CANCER CARE, v. 25, n. 4, p. 668-674, JUL 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.