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A creche domiciliar em um contexto de omissao de politicas publicas para a educacao infantil: caracterizacao e significacoes desse atendimento.

Processo: 07/50997-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Lígia Perez Paschoal
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/14075-5 - Significação e dialogia na perspectiva da rede de significações, AP.TEM
Assunto(s):Políticas públicas   Política educacional   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creche Domiciliar | Crianca Pequena | Educacao Infantil | Mae Crecheira | Politicas Educacionais | Politicas Publicas

Resumo

A Educação Infantil brasileira é marcada por uma série de avanços e retrocessos e por uma clara distinção entre as instituições destinadas aos filhos das famílias ricas e aquelas oferecidas às crianças provenientes de famílias pobres. Essa diferença pode ser explicada pela ausência de políticas públicas para essa área, fato que se contrapõe a todos os avanços legais conquistados nas últimas décadas do século XX. Este trabalho parte do pressuposto de que o olhar sobre as creches domiciliares expõe os impasses das políticas públicas para a Educação Infantil, visto que as pesquisas realizadas anteriormente acerca dessa problemática apontam para a baixa qualidade dos serviços prestados por este modelo. O objetivo consiste em caracterizar o atendimento de uma creche domiciliar e compreender como os diferentes atores (responsáveis pela criança, "mãe crecheira" e criança) descrevem e significam o atendimento oferecido, suas facilidades, dificuldades e limitações. Por meio da escuta dos diferentes atores, assim como do conhecimento sobre a sua dinâmica e seu funcionamento, pretende-se refletir acerca das possibilidades de intervenção na (não) política pública para a Educação Infantil no município de Ribeirão Preto. A construção do material empírico da pesquisa se dará em quatro momentos: (a) Escolha de um bairro do município de Ribeirão Preto com alta demanda por instituições de Educação Infantil; (b) Observação de uma creche domiciliar: (c) Realização de entrevistas semi-estruturadas; (d) Análise dos dados. (AU)

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