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Correlações entre o treinamento auditivo não-verbal e habilidades de memória, atenção e linguagem

Processo: 10/07246-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristina Ferraz Borges Murphy
Beneficiário:Andressa Krouwel Peres
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento auditivo   Audiologia   Linguagem   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | Linguagem | Processamento Auditivo | Audiologia

Resumo

Baseado na hipótese de que as alterações de linguagem (fonológicas) podem ser originadas por alterações perceptivas ligadas ao processamento temporal auditivo, atualmente, estudos investigam a influência de treinamentos temporais auditivos, utilizando-se estímulos não verbais, nas habilidades de linguagem. Nos estudos que demonstraram uma influência positiva e significante, há controvérsias sobre os fatores relacionados a esta melhora. Alguns pesquisadores questionam, por exemplo, se esta não seria decorrente de interferência do treino em outras habilidades que indiretamente também são estimuladas (como atenção e memória), e que também fazem parte dos processos relacionados à linguagem. Assim, levando em consideração as dúvidas ainda existentes sobre a interferência do treinamento auditivo nas habilidades de memória e atenção, esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência do treinamento auditivo nas habilidades fonológicas, de atenção, memória e processamento temporal auditivo em crianças sem queixas relacionadas à linguagem, cognição e audição. Além disso, também será investigada a existência de uma correlação entre as diferenças de resultado pré e pós-treino para cada uma destas habilidades consideradas. Desta forma, o estudo poderá trazer avanços sobre as relações existentes entre o processamento auditivo e a linguagem, e, consequentemente, sobre as formas de intervenção mais adequadas para cada tipo de alteração.

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