Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da complementacao termica de polimerizacao por energia de microondas na resistencia flexural e dureza de resinas acrilicas para reembasamento.

Processo: 01/11350-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Eunice Teresinha Giampaolo
Beneficiário:Juliana Carnevale da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese parcial removível   Resinas acrílicas

Resumo

Durante a fase de controle posterior de tratamentos com próteses removíveis, observa-se com frequência a necessidade de reembasamento das bases que pode ser realizado por meio de reembasamento mediato ou imediato. O reembasamento mediato é realizado com resina acrílica termopolimerizável, exigindo que o paciente fique sem a prótese pelo período necessário para a prensagem e polimerização da resina. O reembasamento imediato apesar de ser um procedimento rápido, fácil, de custo acessível e bem aceito pelos profissionais poucas informações sobre as propriedades desses materiais são encontradas na literatura. Estudos têm demonstrado que o monômero residual pode atuar como plastificante, influindo negativamente nas propriedades mecânicas das resinas. Assim, com base nas Informações relacionadas ao mecanismo de polimerização por microondas, uma reação complementar de polimerização poderia ser obtida por meio da utilização dessa fonte de energia contribuindo para a redução desse monômero. Dessa forma, a proposta deste estudo é avaliar o efeito de tratamento térmico com energia de microondas sobre as propriedades de resistência à flexão e dureza de resinas utilizadas para reembasamento utilizando-se três potências e três intervalos de tempo. (AU)