Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do erro na leitura de itens isolados em escolares com queixa de dificuldade de leitura e escrita

Processo: 08/57154-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Cinthya Eiko Kawano
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Transtornos da leitura   Leitura   Escrita

Resumo

Introdução: A avaliação da leitura tem como objetivo, entre outros, identificar a presença de reais alterações e distúrbios diagnosticando-os diferencialmente em relação a padrões de normalidade. Estudos realizados a partir da análise da tipologia do erro alertam para a possibilidade de conhecer alguns processos subjacentes às estratégias de leitura, quando se considera o erro como uma tentativa de leitura correta (Pinheiro e Rothe-Neves, 2001; Capovilla, Capovilla e Suiter, 2004; Salles e Parente, 2006). Erros são freqüentemente observados nos estágios iniciais do aprendizado da leitura, mas são eliminados ou modificam o seu padrão de aparecimento com a seriação, uma vez que todo escolar caminha, ou deve caminhar, para níveis mais e mais elevados de automaticidade e competência de leitura. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o tipo de erro de leitura produzido por escolares com queixa de dificuldade de aprendizado, segundo a variável escolaridade e tempo de leitura. Material e Método: Serão avaliados 30 escolares (10 de cada ano), meninos e meninas, do 3º, 4º e 5º ano, matriculados em classes regulares do Ensino Fundamental da rede pública de São Paulo. Esses escolares serão indicados pelos professores das respectivas classes. A estes professores, será solicitada a indicação de 30 escolares com queixas de dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita, (10 de cada ano escolar). A avaliação da leitura será realizada individualmente, em uma sala indicada pela direção da escola, e constará de: leitura em voz alta de um texto (selecionado para cada série escolar) e leitura em voz alta de duas listas de itens, uma de palavras e uma de pseudo palavras. As leituras serão gravadas para análise posterior. Análise dos dados: Os dados serão submetidos à análise estatística, para a qual serão utilizados testes apropriados para a investigação dos objetivos estabelecidos, seguindo orientação do próprio estatístico. Resultados: Espera-se encontrar diferenças dos erros entre os grupos com ou sem queixas de dificuldade de leitura e escrita. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINTHYA EIKO KAWANO; ADRIANA DE SOUZA BATISTA KIDA; CAROLINA ALVES FERREIRA CARVALHO; CLARA REGINA BRANDÃO DE ÁVILA. Parâmetros de fluência e tipos de erros na leitura de escolares com indicação de dificuldades para ler e escrever. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 1, p. -, Mar. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.