Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletroretinograma multifocal: valores normativos e sua variação com a idade em indivíduos saudáveis no ambulatório de oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Processo: 09/08858-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:André Marcio Vieira Messias
Beneficiário:Rodrigo Faeda Dalto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Oftalmologia   Retina

Resumo

O objetivo do presente projeto é determinar os valores normais das latências e amplitudes das respostas do eletroretinograma multifocal em indivíduos saudáveis para normatização desse exame no ambulatório de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.No total, 70 voluntários serão incluídos, divididos igualmente em 6 grupos com faixa etária de: 11 a 20 anos (grupo A), 21 a 30 (B), 31 a 40 (C), 41 a 50 (D), 51 a 60 (E), 61 a 70 (F) e um grupo de sujeitos com idade superior a 70 anos (G), para possibilitar a análise do efeito da idade nas variáveis medidas. Os exames serão realizados com o aparelho da multifocal system da Diagnosys LLC. Ambos os olhos de todos os indivíduos serão avaliados, aplicando-se eletrodos do tipo DTL sob dilatação pupilar (1 gota de tropicamida e 1 gota de fenilefrina).Espera-se determinar as médias e intervalos de confiança da normalidade, e suas relações com a idade, para uso comparativo no exame de pacientes.