Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao da proteina "fos" em neuronios pre-ganglionares simpaticos decorrente da inducao unilateral de processo artritico agudo na articulacao temporomandibular do rato.

Processo: 00/09021-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Cláudio Aparecido Casatti
Beneficiário:Alexandre Denadai Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Articulação temporomandibular   Artrite   Ratos   Proteína Fos

Resumo

Inúmeros trabalhos demonstram que o sistema nervoso é um dos componentes que modulam o processo artrítico, através da liberação de neuromediadores de origem sensorial ou autonômica (visceral) rios tecidos articulares. Um dos aspectos de interesse envolvendo o sistema nervoso e a artrite é que um processo artrítico unilateral, induzido ou não, resulta em efeitos análogos na articulação contralateral, entretanto com menor severidade. Vários indícios demonstram que uma possível inflamação neurogênica mediada pelo sistema nervoso sensorial seja um dos possíveis responsáveis pelos efeitos contralaterais do processo artrítico. Entretanto, alguns dados da literatura também possibilitam sugerir que a inervação autonômica também possa estar envolvida nesse processo. A fim de analisar uma possível ativação do sistema nervoso autonômico, pretendemos analisar a atividade funcional (através da detecção da proteína Fos) dos neurônios autonômicos pré-ganglionares (segmento C8 a T8 da medula espinal) que estabelecem sinapses no gânglio cervical superior, o qual é o principal responsável pela inervação simpática da articulação temporomandibular do rato. Para induzir a expressão da proteína Fos nos neurônios pré-ganglionares, será implantada unilateralmente a carragenina (agente algógeno e indutor inflamatório) na ATM do rato. Em prosseguimento, será realizada a análise imuno-histoquímica dos neurônios pré-ganglionares simpáticos, quanto a expressão da proteína Fos, nos grupos experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)