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Língua Brasileira de Sinais nos Cursos de Licenciatura: investigando o processo de formação de professores

Processo: 10/10127-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Claudia Balieiro Lodi
Beneficiário:Érica de Azevedo Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais   Educação de pessoas com deficiência auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cursos de licenciatura | Ensino-aprendizagem | Língua Brasileira de Sinais | Educação de surdos

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de expressão e comunicação das comunidades surdas brasileiras pela Lei nº10436/02, regulamentada pelo Decreto nº5626/05, legislação que, em sua completude, garante o direito das pessoas surdas à educação bilíngue. Este reconhecimento determinou que o ensino de Libras se tornasse obrigatório a todos os cursos superiores voltados à formação de professores e aos cursos de Fonoaudiologia. Segundo o Decreto, a implantação da disciplina nas matrizes curriculares deve ser gradual, atingindo cem por cento dos cursos no prazo de dez anos após sua publicação. No presente momento, as Instituições de Ensino Superior estão se adequando a esta exigência. Este é o caso também da Universidade de São Paulo - campus Ribeirão Preto, que passará a oferecer a disciplina pela primeira vez, no segundo semestre de 2010, aos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Psicologia, em caráter obrigatório. Entende-se que esta disciplina, além do ensino introdutório da Libras, deve se constituir como um espaço de discussão sobre a realidade educacional inclusiva, levando os alunos a refletirem sobre sua responsabilidade social nos processos educacionais de alunos surdos. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as possíveis transformações que a disciplina de Libras possibilita aos alunos destes cursos no que diz respeito à formação profissional para atuação com alunos surdos. Para obtenção dos dados, serão aplicados dois questionários de natureza aberta. A análise dos resultados será de cunho qualitativo, sendo esta construída a partir dos dados obtidos no conjunto dos questionários.

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