Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do hormônio liberador de corticotrofina na reação de defesa organizada na amígdala basolateral e no teto mesencefálico

Processo: 06/51455-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Marcus Lira Brandão
Beneficiário:Karina Di Sicco Genaro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/03705-0 - Neurobiologia do medo e do stress, AP.TEM
Assunto(s):Proteína Fos

Resumo

Estudos têm mostrado a participação do hormônio liberador de corticotrofina (CRH) na modulação dos distúrbios de ansiedade. Embora uma alta concentração deste neuropeptídio e seus receptores (CRH-1 e CRH-2) seja encontrada em estruturas do sistema límbico, não está clara a real participação dos mecanismos CRH no comportamento defensivo elaborado no sistema encefálico aversivo, particularmente pela amígdala basolateral (BLA), substância cinzenta periaquedutal dorsal (SCPD) e colículo inferior (CI), Este projeto tem como proposta avaliar o papel do CRH e seus receptores no BLA, SCPD e Cl em um modelo animal que avalia respostas defensivas de medo inato. Serão administrados o agonista (CRH) e antagonistas de receptores CRH-1 (NBI27914) e CRH-2 (antisauvagina-30) na BLA, SCPD ou CI de camundongos submetidos à bateria de testes de defesa (MDTB). Em uma segunda etapa, investigaremos o envolvimento dos mecanismos CRH, na expressão do medo condicionado à luz. Para isso, serão analisados os efeitos do CRH e do pré-tratamento com NBI27914 ou Antisauvagina-30 no BLA, SCPD ou Cl sobre as respostas de congelamento e de sobressalto potencializado pelo medo. Na seqüência será realizado mapeamento da distribuição da proteína Fos em estruturas encefálicas ativadas por estímulos condicionados de medo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORELLI, KARINA GENARO; DEFENSOR, ERWIN B.; BLANCHARD, D. CAROLINE; BLANCHARD, ROBERT J.; GRIEBEL, GUY. Effects of intra-hippocampal injections of the NK2 receptor antagonist saredutant on the elevated plus maze, and the mouse defense test battery. Neuroscience Letters, v. 485, n. 3, p. 241-245, NOV 26 2010. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.