Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo das alteracoes celulares nos ovarios de femeas ingurgitadas de carrapatos rhipicephalus sanguineus (acari:ixodidae), expostas e nao expostas ao extrato alcoolico de nim (azadirachta...

Processo: 08/53708-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Sandra Eloisi Denardi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Carrapatos   Ovário

Resumo

Métodos alternativos para o controle de pragas, que não o químico, menos poluentes e menos tóxicos ao homem começam a ser agora utilizados. Na busca de espécies vegetais que produzam substâncias potencialmente ativas no controle de pragas, destaca-se a planta Azadirachta indica popularmente conhecida no Brasil como "nim", cujo principal composto é a azadiractina, encontrado principalmente nas suas sementes e com elevado potencial acaricida e inseticida. O carrapato Rhipicephalus sanguineus (carrapato marrom do cão) está sendo considerada atualmente como "praga urbana", visto que causa grandes problemas de infestação. Na busca de um método alternativo para o controle destes carrapatos, o presente trabalho pretende por meio da aplicação do extrato alcoólico de "nim" nestes indivíduos, verificar se os seus ovários sofrem a ação desta substância. Para tanto se farão observações durante todo o período de ovipostura, quantificando os índices de produção de ovos e de eficiência reprodutiva após a exposição ao extrato. Como indivíduos controle serão utilizados fêmeos não expostos ao extrato. Os dados obtidos serão analisados por meio de biocarrapaticidograma e de testes de eficiência. Para as análises morfológicas dos ovários serão utilizadas técnicas histológicas, histoquímica, de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, na busca de alterações neste órgão oriunda dos indivíduos expostos ao acaricida, que possam sinalizar positivamente para um método alternativo de controle destes Arthropoda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DENARDI, SANDRA ELOISI; BECHARA, GERVASIO HENRIQUE; DE OLIVEIRA, PATRICIA ROSA; CAMARGO MATHIAS, MARIA IZABEL. Inhibitory Action of Neem Aqueous Extract (Azadirachta indica A. Juss) on the Vitellogenesis of Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae) Ticks. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 74, n. 10, p. 889-899, OCT 2011. Citações Web of Science: 15.
DENARDI, SANDRA ELOISI; BECHARA, GERVASIO HENRIQUE; DE OLIVEIRA, PATRICIA ROSA; CAMARGO-MATHIAS, MARIA IZABEL. Azadirachta indica A. Juss (neem) induced morphological changes on oocytes of Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae) tick females. Experimental Parasitology, v. 126, n. 4, p. 462-470, DEC 2010. Citações Web of Science: 36.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.