Bolsa 10/00667-7 - Farmacologia, Química bioinorgânica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização e aplicações farmacológicas de novos complexos metálicos com o antiinflamatório Ibuprofeno

Processo: 10/00667-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Corbi
Beneficiário:Ana Thereza Fiori Duarte
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55367-2 - Complexos metálicos de platina (II), platina (IV), paládio (II), ouro (I) e ouro (III) com aminoácidos e derivados: síntese, caracterização e aplicações farmacológicas, AP.JP
Assunto(s):Farmacologia   Química bioinorgânica   Anti-inflamatórios não esteroides   Ibuprofeno   Íons metálicos   Ações farmacológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiinflamatório não esteroidal | ibuprofeno | íons metálicos | Química Bioinorgânica

Resumo

A partir da descoberta do ácido acetilsalicílico, deu-se início a terapêutica de compostos de ação analgésica, antipirética e antiinflamatória, que ainda hoje continuam em franco desenvolvimento. É neste contexto que muitos fármacos foram desenvolvidos em busca de uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Entre eles, destaca-se o ibuprofeno, um antiinflamatório não esteroidal derivado do ácido propiônico. Íons metálicos coordenados com antiinflamatórios não esteroidais têm sido sintetizados e caracterizados a partir de diferentes métodos físico-químicos com o objetivo de se encontrar novos medicamentos mais seguros e eficientes, sendo que estes estudos apresentaram efeitos significativos, melhorando a atividade farmacêutica destes complexos e reduzindo suas toxicidades. Muitas das pesquisas realizadas mostraram que estes complexos apresentam uma atividade farmacológica melhor quando comparada com a do ligante livre, como efeitos sinérgicos do ligante e dos resíduos de coordenação; uma proteção contra a degradação enzimática; uma melhor solubilidade do medicamento nos fluidos biológicos e muitas vezes a descoberta de novas substâncias com atividades biológicas importantes como no tratamento do câncer ou como antibióticos. O objetivo deste projeto é estudar a interação do ibuprofeno com os íons Au(I), Ru(II) e Ag(I), podendo assim investigar suas propriedades químicas e biológicas e estudar suas eventuais aplicações em farmacologia. Os compostos serão caracterizados por um conjunto de análises químicas e espectroscópicas e testados quanto às suas possíveis atividades antitumorais, antimicrobianas e antiinflamatórias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORI-DUARTE, ANA THEREZA; BERGAMINI, FERNANDO R. G.; DE PAIVA, RAPHAEL ENOQUE E.; MANZANO, CARLOS M.; LUSTRI, WILTON R.; CORBI, PEDRO P.. A new palladium(II) complex with ibuprofen: Spectroscopic characterization, DFT studies, antibacterial activities and interaction with biomolecules. Journal of Molecular Structure, v. 1186, p. 144-154, . (18/12062-4, 15/25114-4, 10/00667-7, 17/25995-6, 15/09833-0)
FIORI, ANA THEREZA M.; LUSTRI, WILTON R.; MAGALHAES, ALVICLER; CORBI, PEDRO P.. Chemical, spectroscopic characterization and antibacterial activities in vitro of a novel gold(I)-ibuprofen complex. Inorganic Chemistry Communications, v. 14, n. 5, p. 738-740, . (06/55367-2, 10/00667-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.