Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos metalicos de platina(ii) e paladio(ii) com aminoacidos: sintese, caracterizacao e aplicacoes farmacologicas

Processo: 08/54291-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Corbi
Beneficiário:Diego Kalil Dias Ferraresi
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Araraquara (UNIARA). Associação São Bento de Ensino. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55367-2 - Complexos metálicos de platina (II), platina (IV), paládio (II), ouro (I) e ouro (III) com aminoácidos e derivados: síntese, caracterização e aplicações farmacológicas, AP.JP
Assunto(s):Paládio   Platina   Anti-infecciosos   Compostos de coordenação   Antineoplásicos   Química bioinorgânica

Resumo

Complexos metálicos têm sido utilizados em medicina, no mundo todo, no tratamento e no diagnóstico de diferentes doenças. Alguns exemplos são os complexos de ouro no tratamento da artrite, complexos de prata como bactericidas e complexos de tecnécio e gadolínio como mercadores tumorais. Entretanto, a cisplatina, ou cis-diamindidoroplatina(II), continua sendo o principal complexo metálico utilizado em medicina, sendo aplicada no tratamento de tumores. Após a descoberta das atividades antineoplásicas da cisplatina, novos complexos metálicos à base de platina, paládio, ouro e rutênio foram preparados e estudados quanto ás suas atividades antitumorais. Porém, um dos principais problemas enfrentados desde o surgimento dos primeiros quimioterápicos é o aparecimento de efeitos colaterais, sobretudo no que diz respeito aos distúrbios renais e neurológicos. Além disso, estes compostos não apresentam, em alguns casos, uma boa solubilidade, e são de alto custo. Desta forma são preferenciais os compostos obtidos a partir de produtos naturais e menos agressivos ao organismo e que possuam átomos ligantes com alta afinidade pelos tons Pd(II) e Pt(II), como enxofre e nitrogênio. Entre as substâncias em estudo, uma classe tem despertado grande interesse por apresentar as propriedades anteriormente citadas: os aminoácidos. O presente trabalho tem por objetivos a preparação, a caracterização e o estudo das propriedades farmacológicas de complexos de Pd(II) e Pt(II) com os aminoácidos desoxialiina e aliina, derivados da cisteína, e com o ácido 4-tiazolidinacarboxílico. Os complexos serão obtidos partindo-se dos cloretos de Pd(II) e Pt(II) com os respectivos sais dos aminoácidos. Os compostos serão caracterizados por um conjunto de análises químicas e espectroscópicas e testados quanto às suas atividades antitumorais e antimicrobianas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORBI, PEDRO P.; FORMIGA, ANDRE L. B.; BONK, FABIO A.; QUINTAO, FREDERICO A.; FERRARESI, DIEGO K. D.; LUSTRI, WILTON R.; MASSABNI, ANTONIO C. Synthesis, spectroscopic characterization and molecular modeling of a tetranuclear platinum(II) complex with thiazolidine-4-carboxylic acid. Journal of Molecular Structure, v. 1019, p. 21-26, JUL 18 2012. Citações Web of Science: 1.
CORBI, P. P.; QUINTAO, F. A.; FERRARESI, D. K. D.; LUSTRI, W. R.; AMARAL, A. C.; MASSABNI, A. C. Chemical, spectroscopic characterization, and in vitro antibacterial studies of a new gold(I) complex with N-acetyl-L-cysteine. Journal of Coordination Chemistry, v. 63, n. 8, p. 1390-1397, 2010. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.