Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos de pd(ii) e pt(ii) com aminoacidos derivados da cisteina e da metionina: sintese, caracterizacao e estudos biologicos.

Processo: 04/11106-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Corbi
Beneficiário:Flávia Cagnin
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Aminoácidos   Antineoplásicos   Compostos de coordenação   Paládio   Platina

Resumo

Complexos metálicos com atividades antitumorais têm sido descritos na literatura desde que B. Rosenberg descobriu que a cisplatina apresentava resultados expressivos no combate ao crescimento de tumores. Mais recentemente observou-se um crescimento na realização de testes de compostos de paládio, ouro e rutênio no tratamento do câncer. Um dos problemas enfrentados desde o surgimento dos primeiros quimioterápicos é o aparecimento de efeitos colaterais, sobretudo renais e neurológicos. Além disso, estes compostos não apresentam, em alguns casos, uma boa solubilidade, e são de alto custo. Desta forma são preferenciais os compostos obtidos a partir de produtos naturais e menos agressivos ao organismo e que possuam átomos ligantes com afinidade pelos íons Pd(II) e Pt(II), como enxofre e nitrogênio. Entre as substâncias em estudo, uma classe tem despertado interesse por apresentar as propriedades anteriormente citadas: os aminoácidos. Recentemente, foram descritos na literatura complexos de Pd(II) e Pt(II) com aminoácidos combinados a outros ligantes que apresentam atividade antiproliferativa sobre células tumorais. O presente projeto tem por objetivos a preparação, a caracterização e o estudo das propriedades farmacológicas de complexos de Pd(II) e Pt(II) com a desoxialina e o sulfóxido de metionina. Os complexos serão obtidos partindo-se dos cloretos de Pd(II) e Pt(II) com os sais dos aminoácidos, caracterizados por análises químicas e espectroscópicas e testados sobre células tumorais de diferentes tipos de câncer. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORBI, P. P.; CAGNIN, F.; MASSABNI, A. C. Synthesis and characterization of a platinum(II) complex with N-acetyl-L-cysteine. Journal of Coordination Chemistry, v. 62, n. 17, p. 2764-2771, 2009. Citações Web of Science: 10.
CORBI, P. P.; CAGNIN, F.; MASSABNI, A. C. Chemical and spectroscopic studies of a new palladium(II) complex with N-acetyl-L-cysteine. Journal of Coordination Chemistry, v. 61, n. 22, p. 3666-3673, 2008. Citações Web of Science: 4.
MASSABNI, ANTONIO CARLOS; CORBI, PEDRO P.; MELNIKOV, PETR; ZACHARIAS, MARISA A.; RECHENBERG, HERCÍLIO R. Synthesis and spectroscopic characterization of new metal(II) complexes with methionine sulfoxide. Journal of Coordination Chemistry, v. 57, n. 14, p. 1225-1231, Sept. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.