Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de polímeros odontológicos fotocurados com diferentes fotoiniciadores e fontes de luz

Processo: 05/01618-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carla Cristina Schmitt Cavalheiro
Beneficiário:Isabel Cristina Rigoli
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise térmica   Fotoiniciadores dentários   Polimerização

Resumo

Desde que polímeros obtidos a partir da polimerização fotoiniciada de diacrilatos apresentam importantes aplicações em variados ramos da industria e na odontologia, o estudo do processo de cura desses compostos é, por exemplo, de muita importância para o desenvolvimento de novos materiais que apresentem características melhoradas para serem aplicados nessas áreas. Portanto, o estudo das propriedades de resinas experimentais obtidas através da polimerização utilizando diferentes sistemas de fotoiniciação, após a fotoativação com luz halógena e do tipo LED é crucial para a expansão no desenvolvimento de novos materiais. O grau de conversão das ligações duplas no produto final (resina) depende dentre outros fatores da estrutura química dos monômeros (dimetacrilatos) utilizados e das condições de polimerização, isto é, da temperatura, da intensidade e do tipo de luz (halógena ou do tipo LED) utilizado e das propriedades do sistema fotoiniciador. Dessa forma o grau de conversão considerando a influência de todos esses fatores será avaliada por FTIR.Técnicas de análise térmica (TG, DSC e DMA) serão utilizadas para caracterizar os polímeros (resinas) preparados, com a avaliação dos efeitos da variação das condições experimentais (sistema iniciador, composição de monômero no polímero e tipo e intensidade da fonte de excitação) nas propriedades finais do material. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
I. C. RIGOLI; C. C. SCHMITT; L. A. RAMOS; M. G. NEUMANN; E. T. G. CAVALHEIRO. Thermal behaviour of TEGMMA copolymers obtained by photopolymerization using iron complexes. Eclética Química, v. 32, n. 3, p. 39-43, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.