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Estratégias persuasivas e programas de governo: a relação enuciador-auditorio

Processo: 97/03900-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 1997
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1998
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ingedore Grunfeld Villaça Koch
Beneficiário:Karla Tenorio Correia da Silva
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Programas de governo   Argumentação

Resumo

Este projeto tem por objetivo estudar estratégias de persuasão utilizadas em discurso político. Neste estudo, analisaremos as marcas linguísticas de persuasão encontradas em nosso corpus, que consiste nos programas de governo de três candidatos à Prefeitura de Campinas-1996: Celia Leão, Chico Amaral e Dr. Hélio. Julgamos que a análise das marcas argumentativas nos permitirá detectar a ideologia subjacente a cada programa, cujo papelé influenciar os eleitores visando o voto. (AU)