Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando objetos de aprendizado no ensino de memórias - módulo processador

Processo: 08/00952-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Sarita Mazzini Bruschi
Beneficiário:Jordan Herbert Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

O Amnésia é um projeto em desenvolvimento no ICMC/USP, cuja meta é auxiliar o ensino da Hierarquia de Memória nas disciplinas de Organização e/ou Arquitetura de Computadores. A proposta é criar uma ferramenta de simulação composta por módulos independentes, estes capazes de atuar como objetos de aprendizado. A ferramenta Amnésia já contém parcialmente implementados os módulos memória cache, memória virtual e processador. Encontram-se desenvolvidos para estes três módulos o motor da simulação e a interface texto para interação com o usuário. A porção já desenvolvida estabeleceu a base necessária para que os objetos de aprendizado sejam construídos. Este projeto de pesquisa tem por objetivo central transformar o código do Módulo Processador existente em um objeto de aprendizado eficiente e baseado em software livre. Será projetada, implementada e testada uma interface gráfica associada a este módulo. Além da execução da ferramenta de simulação, também será agregado o conteúdo teórico que fundamenta os acessos às memórias através de algoritmos binários executados pelo processador. Na seqüência, o objeto de aprendizado será planejado, implementado e utilizado em sala de aula no ICMC/USP. Os principais resultados esperados para este projeto são: produção de um objeto de aprendizado para o ensino Memórias; implementação de uma ferramenta gráfica para o Módulo Processador; contribuição na formação de recursos humanos na computação; geração de novos conhecimentos no uso da computação na educação e a difusão dos resultados desta pesquisa em veículos qualificados.