Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos complexos da reação de eletro-redução de nitrato

Processo: 05/04024-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Hamilton Brandão Varela de Albuquerque
Beneficiário:Adriano Lopes Santos
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrocatálise   Auto-organização   Nitratos

Resumo

Em termos fundamentais, a reação de eletro-redução catalítica de nitrato pode ser considerada um dos protótipos mais importantes no estudo de problemas como seletividade em cinética eletródica. Sob o ponto de vista prático ou aplicado, essa reação encontra relevância em problemas ambientais como, por exemplo, no processo de denitrificação de água potável, assim como na produção de alguns compostos importantes para a indústria química. É considerável o número de trabalhos tratando do entendimento dos detalhes da eletrocatálise dessa reação. Por outro lado, não obstante algumas indicações de comportamento complexo na forma auto-catálise e oscilações, parece não haver nenhum estudo sistemático das instabilidades temporais nessa reação. Propõe-se nesse projeto a investigação dos processos não-lineares presentes na reação de eletro-redução de nitrato sobre eletrodos de platina policristalina. Além de técnicas eletroquímicas clássicas, a variação de massa na superfície do eletrodo será acompanhada in situ através da nanobalança eletroquímica a cristal de quartzo. Ênfase será dada à identificação das condições nas quais oscilações são observadas, assim como ao estudo do impacto das condições experimentais como as concentrações relativas de nitrato e do eletrólito de suporte e a presença de ânions, nos padrões temporais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS‚ A.L.; JAY DEINER‚ L.; VARELA‚ H. The effect of ultra-low proton concentration on the electrocatalytic reduction of nitrate over platinum. Catalysis Communications, v. 9, n. 2, p. 269-272, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.