Bolsa 10/09304-4 - Ensino fundamental, Trabalho docente - BV FAPESP
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O ensino fundamental de nove anos: as determinações legais, as condições da escola e a prática pedagógica dos professores

Processo: 10/09304-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria José da Silva Fernandes
Beneficiário:Vanessa Ferreira Geraldo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Trabalho docente   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Determinações legais | Ensino Fundamental | prática pedagógica | Trabalho Docente | Trabalho docente

Resumo

Com a finalidade de ampliar o atendimento educacional no país, foram aprovadas recentemente leis que alteraram a organização das escolas e a população por elas atendidas, como foi o caso da lei nº 11.274 que estendeu o ensino fundamental de oito para nove anos. O presente trabalho tem como proposta analisar a articulação entre os textos legais e as práticas vivenciadas na escola, identificando as possíveis dificuldades presentes na adaptação do ensino de nove anos. Oficialmente houve muitas recomendações para que as mudanças e adaptações nas escolas fossem realizadas de forma a respeitar as crianças de seis anos. Este trabalho tem ainda como finalidade analisar a prática pedagógica desenvolvida no primeiro ano. Para isso, este projeto se apoiará na realização de uma pesquisa empírica de base qualitativa que utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a entrevista. Nossa hipótese é de que neste novo contexto educacional as escolas estão apresentando grandes dificuldades de organização mediante a obrigatoriedade de ampliação do atendimento das crianças no ensino fundamental, evidenciando um descompasso entre a lei e seus desdobramentos nos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação, os recursos financeiros destinados à adaptação física, material e pedagógica das escolas e o trabalho docente.

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