Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da densidade de estocagem sobre a qualidade dos efluentes de viveiros de engorda de Macrobrachium amazonicum

Processo: 02/11865-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Wagner Cotroni Valenti
Beneficiário:Janaina Mitsue Kimpara
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Camarão   Palaemonidae   Engorda   Viveiros   Efluentes

Resumo

A carcinicultura de água doce representa, atualmente, um dos ramos mais crescentes da aqüicultura. A intensificação do cultivo pode comprometer a sustentabilidade do sistema devido ao lançamento de elevados teores de sólidos em suspensão e de nutrientes contidos nos efluentes dos viveiros no meio ambiente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade da água de saída de viveiros de engorda de Macrobrachium amazonicum estocados nas densidades de 10, 20, 40 e 80 pós-larvas/m2. O delineamento experimental será em blocos casualizados com 4 tratamentos e 3 repetições. A água de entrada e de saída dos viveiros será amostrada quinzenalmente das 6:30h às 7:30h e analisada quanto ao teor de nitrogênio total, sólidos totais em suspensão, fósforo total e solúvel, oxigênio dissolvido, DBO, DQO, pH, condutividade, turbidez, amônia total, nitrato e temperatura. Ao término do cultivo, os viveiros serão drenados e os camarões despescados. Serão determinados a produção, peso médio, sobrevivência e conversão alimentar. Os parâmetros indicadores da qualidade da água dos efluentes serão comparados entre os tratamentos e com os respectivos parâmetros da água de abastecimento. Além disso, serão relacionados aos parâmetros da produção. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (ANOVA). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES-RIODADES‚ PMC; KIMPARA‚ JM; VALENTI‚ WC. Effect of the Amazon River prawn Macrobrachium amazonicum culture intensification on ponds hydrobiology. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 18, n. 4, p. 311-319, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.