Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintomas obsessivo-compulsivos em adultos com história prévia de febre reumática com ou sem Coréia de Sydenham (Coréia reumática)

Processo: 01/06339-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2001
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Fernando Ramos Asbahr
Beneficiário:André Nathan Costa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coreia de Sydenham   Febre reumática

Resumo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo(TOC) permanece um transtorno psiquiátrico de fisiopatologia desconhecida. A associação de sintomas obsessivo-compulsivos à Coréia de Sydenham (CS), cuja etiologia se relaciona a alterações imunológicas desencadeadas pelo estreptococo b-hemolítico do grupo A (EBHGA), faz da Febre Reumática (FR) um modelo de doença não psiquiátrica adequada para o estudo de mecanismos fisiopatológicos e etiológicos do TOC. Esta associação estabelece-se durante a fase aguda da FR, não havendo, no entanto, conhecimento sobre qualquer relação entre a FR/CS e SOC/TOC em adultos com história prévia de FR. Objetiva-se com o presente estudo avaliar a presença de SOC em pacientes com história prévia de FR, com ou sem a associação de CS. Além disso, a presença de coréia será avaliada como risco potencial para o desenvolvimento de SOC e/ou TOC ao longo da idade adulta. Para tanto, serão avaliados 40 pacientes com história prévia de FR, com ou sem a presença de CS, com idades entre 16 e 28 anos, através da "Escala Yale-Brown de Obsessões e Compulsões" para SOC/TOC e da "Escala de Depressão de Hamilton", para quadro comórbido depressivo. Os pacientes serão incluídos no estudo e locados em 2 grupos, de acordo com a presença ou ausência de coréia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASBAHR‚ FR; RAMOS‚ RT; COSTA‚ AN; SASSI‚ RB. Obsessive-compulsive symptoms in adults with history of rheumatic fever‚ Sydenham’s chorea and type I diabetes mellitus: preliminary results. ACTA PSYCHIATRICA SCANDINAVICA, v. 111, n. 2, p. 159-161, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.