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As ideias infantis a respeito da escola e do professor: um estudo comparativo acerca da construção do conhecimento social em ambientes sócio-morais construtivistas e ambientes tradicionais

Processo: 06/57762-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Eliane Giachetto Saravali
Beneficiário:Taislene Guimarães
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de investigar as representações sobre a escola e sobre o professor elaboradas por crianças te duas salas de primeira série, com idades entre 6 e 7 anos. Os dados serão coletados em dois tipos de ambientes educativos: um ambiente considerado como sócio-moral construtivista permeado por uma relação horizontal entre professor e aluno, respeito mútuo 8 relações de cooperação e outro ambiente considerado como de ensino tradicional em que se priorizem a transmissão de conteúdos e o autoritarismo do professor. As respostas obtidas serão comparadas com a finalidade de descobrir se há diferença naquilo que as crianças pensam sobre estas questões em função do ambiente escolar do qual participam. A análise dos dados coletados será baseada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, a qual explica a aquisição do conhecimento partindo da idéia de que o sujeito constrói o conhecimento e sua própria inteligência a partir de relações que estabelece com o meio que o cerca. A partir dessa pesquisa pretende-se compreender percorridos pela criança na construção do conhecimento social, particularmente acerca da realidade escolar, que permitirá ao sujeito compreender a sociedade em que vive e seu real papel dentro dela. (AU)