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Estigmas incorporados pelo deficiente intelectual com o envelhecimento humano

Processo: 08/09732-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Candida Soares Del-Masso
Beneficiário:Mariele Angélica de Souza Freitas
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Deficiência mental   Estigma   Deficiência intelectual

Resumo

Compreender o envelhecimento humano torna-se imprescindível na sociedade contemporânea, haja vista a necessidade de oferecer a essa população em constante crescimento um processo de envelhecimento com qualidade de vida. Estudos em diferentes áreas do conhecimento têm mostrado o aumento da expectativa de vida, assim como as variações de ordem biológica, psicológica, social e cultural a cada indivíduo. Nessa perspectiva, a sociedade, muitas vezes, associa velhice apenas aos aspectos biológicos que se estendem do nascimento até a morte. Entretanto, várias outras áreas estão presentes e atuam no processo de envelhecimento a partir da constante transformação e adaptação pela qual passam os idosos, situações essas que levam, muitas vezes, aos estigmas depreciativos os caracterizando como improdutivos e dependentes. Neste estudo, pretendemos investigar quais concepções são atribuídas ao deficiente intelectual e ao deficiente intelectual em processo de envelhecimento a partir da literatura da área da Educação Especial. Tomaremos como fonte de pesquisa as publicações nacionais em revistas e livros indexados junto à Biblioteca Nacional no período de Janeiro/1998 até Dezembro/2008. Nessa análise pretendemos destacar quais as concepções de deficiência mental / intelectual são apresentadas e em qual perspectiva estão centradas: médica, estatística ou social sugerindo a vertente utilizada pelo autor como embasamento do estudo e se há referência ao deficiente que envelhece.

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