Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de poli ácido glutâmico no estudo de conjugados poliméricos para sistema de liberação controlada de drogas.

Processo: 07/07914-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Valnice Boldrin
Beneficiário:Daniela Pereira dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Hidrogéis   Eletroanalítica

Resumo

Os polímeros biodegradáveis têm recebido considerável atenção em sistemas de liberação controlada de drogas para minimizar efeitos colaterais na administração de fármacos. O poli ácido glutâmico (PGA) apresenta-se como um candidato promissor devido a sua biodegradabilidade, seus múltiplos sítios disponíveis para conjugação das drogas, e capacidade de solubilizar moléculas extremamente hidrofóbicas. Por sua vez, a quitosana (QT) também tem sido uma excelente matriz para esses sistemas por ser um polissacarídeo natural de alta biocompatibilidade, biodegradabilidade, ausência de toxicidade, capacidade de formar complexos intermoleculares com uma variedade de poliânions, e apresentar propriedades de adsorção. Dentro desse contexto, é objetivo do presente projeto investigar as melhores condições para incorporação, retenção e liberação de doxorrubicina e glucosamina em eletrodos de fios de platina e aço inoxidável recobertos com filmes de poli ácido glutâmico. Em adição, também seria relevante investigar as melhores condições experimentais para formação de hidrogéis de quitosana/PGA, bem como testar sua eficiência no carregamento e liberação gradativa da doxorrubicina e da glucosamina utilizando o conjugado polimérico QT/PGA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, DANIELA P.; ADOLFINA RUIZ, M.; GALLARDO, VISITACION; ZANONI, MARIA VALNICE B.; ARIAS, JOSE L. Multifunctional antitumor magnetite/chitosan-l-glutamic acid (core/shell) nanocomposites. JOURNAL OF NANOPARTICLE RESEARCH, v. 13, n. 9, p. 4311-4323, SEP 2011. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.