Busca avançada
Ano de início
Entree

Natureza e propriedades de grupos fósseis

Processo: 07/04710-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Claudia Lucia Mendes de Oliveira
Beneficiário:Raimundo Lopes de Oliveira Filho
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Galáxias   Raios X

Resumo

Grupos Fósseis (GFs) são grupos de galáxias dominados por uma galáxia elíptica gigante, provavelmente resultante do colapso de galáxias com luminosidades L ~ L*. A natureza e as propriedades dos GFs são ainda pouco conhecidas. Toda literatura sobre GFs não ultrapassa duas dezenas de artigos, que resultam basicamente da atenção recente despertada em vários grupos de trabalho pelos desafios que os GFs levantam (como o problema da crise do modelo de matéria escura e o tópico de formação de galáxias super luminosas através da fusão de galáxias gigantes L*). O grupo de Extragaláctica do IAG/USP tem contribuído de modo significativo na descoberta e investigação de GFs a partir de estudos no óptico. Este projeto visa complementar e auxiliar no avanço desta linha de pesquisa a partir da investigação dos raios X de 13 dos 15 grupos já identificados como fósseis e disponíveis nos bancos de dados dos satélites XMM-Newton e Chandra. A ênfase da pesquisa será dada à determinação da massa, temperatura, metalicidade e estado dinâmico (morfologia) do gás intra-galáctico, massa total e, quando a qualidade dos dados permitir, à construção de mapas de temperatura e metalicidade. Correlacionando estas informações com informações no óptico do programa do grupo de Extragaláctica do IAG/USP, pretendemos avançar na compreensão das propriedades e natureza dos GFs. Paralelamente, mas não menos importante, utilizaremos o potencial do banco de dados do satélite XMM-Newton e de seu catálogo de fontes X recentemente publicado numa busca extensiva e sem precedentes por novos GFs, e na investigação dos raios X daqueles eventualmente identificados. A busca terá como produto secundário a identificação de novos aglomerados de galáxias ou de aglomerados conhecidos mas ainda não investigados, para os quais este projeto poderá ser eventualmente extendido segundo a relevância científica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, R. LOPES; SMITH, M. A.; MOTCH, C. gamma Cassiopeiae: an X-ray Be star with personality. Astronomy & Astrophysics, v. 512, MAR-APR 2010. Citações Web of Science: 19.
DE OLIVEIRA, R. LOPES; CARRASCO, E. R.; DE OLIVEIRA, C. MENDES; BORTOLETTO, D. R.; CYPRIANO, E.; SODRE, JR., L.; LIMA NETO, G. B. REVISITING THE FOSSIL GROUP CANDIDATES UGC 842 AND NGC 6034. ASTRONOMICAL JOURNAL, v. 139, n. 1, p. 216-227, JAN 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.