Busca avançada
Ano de início
Entree

A população estelar de M32 através da análise combinada de dados fotométricos e espectroscópicos

Processo: 05/03840-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Claudia Lucia Mendes de Oliveira
Beneficiário:Paula Rodrigues Teixeira Coelho
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Galáxias   Populações estelares

Resumo

Esse trabalho compreende o estudo espectroscópico das populações estelares de M32, cobrindo a região central até um raio de cerca de 6 Re (o mais distante do centro já observado), e o estudo fotométrico de dois campos a 4’ do centro da galáxia, para obtenção de diagramas cor-magnitude da galáxia. Os dados foram obtidos com usando o telescópio Gemini-North em 2004.Um ponto importante é que resultados obtidos através da análise dos diagramas cor-magnitude poderão ser comparados diretamente, sem extrapolações, com os resultados obtidos através dos espectros de luz integrada. Esse “overlap” do campo da fotometria e espectroscopia é inédito na literatura. Ademais, usaremos o algoritmo MOPED para analisar o espectro integrado a fim de determinar a história de formação estelar completa (além dos parâmetros médios ponderados pela luminosidade) de cada região ao longo de M32. Esse algoritmo, já aplicado para analisar galáxias do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) analisa o espectro inteiro, não se limitando a análise de índices espectrais.O objetivo do presente trabalho será, então, apresentar um estudo detalhado da população estelar de M32, através de metodologias não ainda aplicadas a essa galáxia: combinando dados fotométricos e espectroscópicos, e obtendo distribuições de populações estelares ao longo do raio de M32.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO, P.; DE OLIVEIRA, C. MENDES; FERNANDES, R. CID. An analysis of the composite stellar population in M32. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 396, n. 2, p. 624-634, June 2009. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.