Bolsa 98/01848-1 - Representações sociais, Transtornos de aprendizagem - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das representacoes sociais de professores do primeiro grau sobre a motivacao dos alunos e o papel do erro na aprendizagem.

Processo: 98/01848-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 31 de março de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio dos Santos Andrade
Beneficiário:Danilo Saretta Verissimo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Transtornos de aprendizagem   Fracasso escolar   Motivação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dificuldades De Aprendizagem | Fracasso Escolar | Motivacao | Pensamento Do Professor | Representacoes Sociais

Resumo

O atual trabalho pretende investigar o pensamento de professores de primeiro grau de escolas públicas de ribeirão preto em relação ao processo de ensino aprendizagem. O objetivo é estudar as representações sociais dos professores sobre os alunos enquanto sujeitos do processo de ensino, enfocando os temas: motivação e papel do erro na aprendizagem. A teoria das representações sociais, que deve ser entendida numa perspectiva psicossociológica, torna-se relevante neste trabalho na medida em que trata de uma forma de conhecimento social-mente elaborado. Serão utilizados como instrumentos metodológicos um questionário que considera as crenças e valores dós professores e entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos com ajuda do questionário serão analisados através de programas computadorizados (planilha de dados) e os obtidos nas entrevistas, submetidos a uma análise de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)