Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos de Ru(II) como fonte de 4-amidopiridina em fototerapia

Processo: 06/50322-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Rose Maria Carlos
Beneficiário:Mariana Romano Camilo Casale
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):4-Aminopiridina   Fototerapia   Compostos de rutênio

Resumo

4-aminopiridina (4Apy) é uma amina terciária N-heterocíclica que atua no sistema biológico, bloqueando os canais de K+, mantendo a ação pré-sináptica. Como consequência, o influxo de íons Ca2+ é aumentado, levando a um aumento no deslocamento do neurotransmissor. Devido a capacidade de facilitar a transmissão nervosa estas drogas restauram os efeitos da relaxação muscular e anestésica. Testes in vitro mostram que ela é eficiente no tratamento de esclerose múltipla, epilepsia, botulismo, Alzheimer, entre outras doenças. Entretanto apesar das melhoras expressivas, em muitos casos a dose máxima permitida é insuficiente para produzir o máximo recobrimento benéfico. Neste contexto, uma das estratégias que estamos aplicando em nosso laboratório envolve a aplicação de fontes externas de 4Apy mas que sejam mais seletivas e que possam ser liberadas de maneira controlada no meio biológico. Para isso, estamos sintetizando composto polipiridinicos de Ru(II) coordenados a 4Apy e avaliando suas reatividades térmicas e fotoquímicas pela variação de parâmetros tais como a capacidade pi-receptora/doadora dos ligantes ancilares (2,2'-bipiridina e 2,2'-bipiridina substitutidas com grupos CH3-, CI-, NO2-, C6H5-), força motora (diferentes complexos) e meios interventores (diferentes solventes, pH e eletrólitos). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILO, MARIANA R.; CARDOSO, CAROLINA R.; CARLOS, ROSE M.; LEVER, A. B. P. Photosolvolysis of cis-[Ru(alpha-diimine)(2)(4-aminopyridine)(2)](2+) Complexes: Photophysical, Spectroscopic, and Density Functional Theory Analysis. Inorganic Chemistry, v. 53, n. 7, p. 3694-3708, APR 7 2014. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.