Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento dè nanocompósitos e sistemas nanoestruturas com potenciais aplicações ná construção dè biossensores e biocélulas s e biocélulas a combustível

Processo: 05/53066-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Susana Inés Córdoba de Torresi
Beneficiário:Pablo Alejandro Fiorito
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Cristais líquidos   Nanopartículas   Polímeros condutores

Resumo

O projeto visa o desenvolvimento de rotas sistemáticas para a síntese de diferentes tipos de nanomateriais. Entre estes, o candidato pretende sintetizar nanopartículas metálicas em matrizes de polímeros condutores eletrônicos, nanopartículas de compostos análogos ao azul da Prússia, tais como hexacianoferrato de níquel e hexacianoferrato de cobre e estudar a deposição de metais nanoestruturados a partir de cristais líquidos liotrópicos. Uma completa caracterização destes materiais se faz necessária, assim, a síntese será acompanhada pela caracterização através de técnicas de microscopia, entre as quais microscopia de força atômica, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, além das técnicas eletroquímicas e espectroscópicas clássicas, tais como voltametria cíclica, potenciometria e amperometria, impedância eletroquímica, UV-Vis e Microscopia Raman. Os materiais desenvolvidos serão aplicados na construção de eletrodos enzimáticos, com o intuito de utilizá-los na montagem de biossensores e biocélulas a combustível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES‚ W.A.; FIORITO‚ P.A.; CÓRDOBA DE TORRESI‚ S.I.; TORRESI‚ R.M. Design of molecular wires based on supramolecular structures for application in glucose biosensors. BIOSENSORS & BIOELECTRONICS, v. 22, n. 2, p. 298-305, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.