Busca avançada
Ano de início
Entree

Remoção mecânica de folículos ovarianos:efeito na duração da fase luteínica

Processo: 05/51718-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mario Binelli
Beneficiário:Bruna Trentinaro Ibiapina
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo estral animal   Prostaglandinas   Aspiração folicular   Progesterona   Bovinos   Estradiol

Resumo

Em bovinos, o folículo dominante (FD) é um potencial produtor de estradiol-17b (E2). Injeções de E2 no meio do ciclo estimulam agudamente a secreção de PGF2a, induzindo a luteólise e o cio. Além disso, a irradiação de folículos ovarianos elimina de forma reversível a produção de E2 folicular, sendo capaz de retardar a luteólise e prolongar o ciclo estral. Sugere-se assim que o E2 possui um papel fundamental na ocorrência da luteólise. Propõe-se a hipótese que a remoção estratégica de folículos seja capaz de aumentar a duração do ciclo estral por diminuir o estímulo do E2 à produção de PGF2a. Espera-se que a luteólise seja retardada e as concentrações de progesterona (P4) se mantenham elevadas por um maior período de tempo. Potencialmente, tais efeitos podem estimular a eficiência do reconhecimento materno-fetal e diminuir as perdas embrionárias que ocorrem durante esse período crítico. Este trabalho contribuirá para a evolução do subprojeto "Efeito da remoção de folículos durante o período do reconhecimento materno da gestação nas taxas de prenhez de vacas leiteiras em lactação inseminadas em tempo fixo", parte do projeto temático aprovado "Controle do desenvolvimento folicular e da ovulação para inseminação artificial, superovulação e transferência de embriões em tempo fixo" (processo FAPESP 02/08363-0), ao qual o presente projeto estará vinculado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BISINOTTO, R. S.; IBIAPINA, B. T.; PONTES, E. O.; BERTAN, C. M.; SATRAPA, R.; BARROS, C. M.; BINELLI, M. Luteal Function and Follicular Growth Following Follicular Aspiration During the Peri-Luteolysis Period in Bos indicus and Crossbred Cattle. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 47, n. 2, p. 319-327, APR 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.