Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao clinica da percepcao musical em usuarios de implante coclear

Processo: 07/59972-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Bevilacqua
Beneficiário:Natália Barreto Frederigue Lopes
Instituição-sede: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Implante da cóclea   Música   Percepção auditiva

Resumo

O implante coclear (IC) ou ouvido biônico representa um dos avanços tecnológicos mais significativos na área de bioengenharia. A utilização deste dispositivo em ambos os ouvidos, bem como o desenvolvimento de estratégias de processamento de sinais capazes de beneficiar a percepção da fala em situações de ruído e a compreensão da música constituem possibilidades clínicas do cenário atual. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção musical em adultos com deficiência auditiva pós-lingual usuários de IC em relação à discriminação do pitch, identificação da melodia e do timbre e verificar o desempenho obtido em relação ao de indivíduos com audição normal. Questões relacionadas ao impacto da música na vida dos usuários, bem como as experiências musicais, entre outros aspectos, serão avaliados a partir da aplicação de um questionário. Trata-se de um estudo multicêntrico, de forma que a coleta de dados será realizada em 3 Centros de Implante Coclear do estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREDERIGUE-LOPES, NATALIA BARRETO; BEVILACQUA, MARIA CECILIA; COSTA, OROZIMBO ALVES. Munich Music Questionnaire: adaptation into Brazilian Portuguese and application in cochlear implant users. CoDAS, v. 27, n. 1, p. 13-20, JAN-FEB 2015. Citações Web of Science: 1.
NATÁLIA BARRETO FREDERIGUE-LOPES; MARIA CECILIA BEVILACQUA; OROZIMBO ALVES COSTA. Munich Music Questionnaire: adaptation into Brazilian Portuguese and application in cochlear implant users. CoDAS, v. 27, n. 1, p. -, Fev. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.