Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do perfil postural da criança atleta de ginástica olímpica

Processo: 03/12100-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Sílvia Maria Amado João
Beneficiário:Marina Mathias Baptista Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Postura   Equilíbrio postural   Ginástica artística   Crianças   Atletas   Desenvolvimento infantil   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atletas | Desvios Posturais | Escolares | Fisioterapia | Ginastica Olimpica | Postura

Resumo

A postura pode ser definida como o alinhamento dos segmentos do corpo em determinada posição, e pode sofrer influência de diversos fatores tais como o crescimento e o desenvolvimento, e atividades específicas realizadas pelo indivíduo. O esporte pode exercer essa influência dado que o treinamento esportivo é baseado na repetição constante de determinados movimentos, que podem levar a desequilíbrios no sistema ósteo-mio-articular e alteração da flexibilidade e, conseqüentemente, alterações posturais que, por sua vez, podem predispor o atleta à lesão. As crianças apresentam-se numa fase de crescimento e desenvolvimento que geram adaptações posturais, e o treinamento esportivo pode exercer influência nessa mudança, gerando padrões posturais característicos. Esse trabalho será realizado com a cooperação do CEPEUSP e tem como objetivo, caracterizar a postura de crianças ginastas. Serão avaliadas 100 crianças entre 8 e 12 anos, 50 não atletas (grupo controle) e 50 atletas de ginástica olímpica (grupo teste). A avaliação será feita através de fotografias em vista anterior, posterior, lateral esquerda e direita. A análise dos dados será feita através do software Corel Draw v. 9.0. As crianças ou os responsáveis deverão responder um questionário sobre características do treinamento esportivo. A análise estatística será feita a partir de testes qui-quadrado, média, mediana, moda, desvio padrão. O nível de significância será estabelecido em p < 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MMB GUIMARÃES; ICN SACCO; SMA JOÃO. Caracterização postural da jovem praticante de ginástica olímpica. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 11, n. 3, p. 213-219, . (03/12100-8)