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Treino Discriminativo e Teste de Generalização de Resposta: Proposta de Análise do Controle Exercido pelo Tempo no Comportamento Canino

Processo: 09/14975-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Edson Massayuki Huziwara
Beneficiário:Carolina Meirelles Gonçalves Ito
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Cães

Resumo

O presente estudo propõe uma metodologia para analisar o controle de estímulos temporais com diferentes durações no comportamento de cães. Pretende-se que a análise de dados seja realizada à luz de um modelo matemático explicativo para o fenômeno do controle temporal, conhecido como Learning to Time (LeT). Serão realizados treinos discriminativos entre dois estímulos de diferentes formas com diferentes durações de apresentação: trata-se, portanto, de discriminações condicionais em que a escolha ou não de um estímulo será considerada correta condicionalmente à duração da apresentação do estímulo. A partir desta linha de base serão conduzidos testes com a apresentação de estímulos com durações diferentes das treinadas. Os resultados podem corroborar com as investigações relacionadas à validade do modelo LeT e, adicionalmente, sobre o responder condicional dessa espécie a estímulos arbitrários. O aparato, as modalidades de estímulo e as fases experimentais que propostas consistem em adaptação da metodologia utilizada em estudos anteriores realizados com pombos. Finalmente, objetiva-se que o início da construção da metodologia de investigação do controle temporal sobre o comportamento de cães contribua para a investigação experimental de controle de estímulos.