Busca avançada
Ano de início
Entree

Treino discriminativo e teste de transferencia de funcao em caes: uma proposta de analise do potencial simbolico de infra-humanos.

Processo: 08/50747-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Priscila Fioresi
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cães

Resumo

O presente estudo propõe uma continuidade às investigações sobre comportamento simbólico em espécies infra-humanas. Tendo em vista a proposta da Análise do Comportamento de trabalhar com a formação de relações simbólicas utilizando o paradigma de Equivalência de Estímulos e adicionando as ampliações metodológicas propostas posteriormente, pretende-se realizar dois estudos com cães. No primeiro deles os animais serão treinados a responderem a estímulos definidos experimentalmente como positivos em um esquema de discriminações simples simultâneas entre três pares de estímulos. No estudo 2 pretende-se ensinar uma discriminação condicional entre um estímulo novo e um estímulo positivo de um dos pares treinados anteriormente e um outro condicional novo ao estímulo negativo do par treinado anteriormente. Após os treinos serão realizados testes para verificação da transferência de função dos estímulos novos treinados com um dos pares para outros pares de estímulos. (AU)