Busca avançada
Ano de início
Entree

Reinstalação da preferência condicionada por lugar (PCL) à nicotina induzida pela nicotina e pelo estresse

Processo: 05/02336-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Cleopatra da Silva Planeta
Beneficiário:Rodrigo Molini Leão
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse psicológico   Nicotina   Transtornos relacionados ao uso de substâncias

Resumo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, um bilhão e duzentos milhões de pessoas sejam fumantes (INCA, 2005). Estudos pré-clínicos e clínicos demonstram que a nicotina é o principal agente responsável pelo desenvolvimento da dependência ao tabaco. A recaída é um dos aspectos que mais dificulta o tratamento da dependência de substâncias psicoativas. Altos índices de recaída são observados em fumantes que tentam se abster do cigarro. Nas décadas de 70 e 80 foram propostos os primeiros modelos pré-clínicos de recaída Esses são denominados procedimentos de “reinstalação” e tem contribuído significativamente para a compreensão dos mecanismos neurais da recaída. Os modelos de “reinstalação” se baseiam nos princípios do condicionamento operante (auto-administração) ou clássico (preferência condicionada por lugar - PCL). Ambos os procedimentos demonstram que de forma semelhante ao que se observa em humanos, a re-exposição à droga ou estímulos a ela associados, assim como a exposição a estresse pode reinstalar a autoadministração ou PCL. Embora, a utilização do procedimento de reinstalação da PCL como modelo de recaída pode ser mais vantajosa, pois se trata de uma técnica não invasiva, com um protocolo simples e que envolve menos custos, a literatura têm sido escassa em sua utilização em estudos com nicotina. Assim o presente projeto tem como objetivo investigar o processo de reinstalação da preferência condicionada por lugar à nicotina. Após a injeção da própria substância ou após a exposição a estresse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGO M LEÃO; FÁBIO C CRUZ; CLEOPATRA S PLANETA. Prior exposure to stress delays extinction but does not modify reinstatement of nicotine-induced conditioned place preference. Psychology & Neuroscience, v. 3, n. 1, p. -, Jun. 2010.
LEAO, RODRIGO M.; CRUZ, FABIO C.; PLANETA, CLEOPATRA S. Exposure to acute restraint stress reinstates nicotine-induced place preference in rats. Behavioural Pharmacology, v. 20, n. 1, p. 109-113, 2009. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.