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O 'caso' ferrez: um estudo sobre a literatura marginal.

Processo: 06/58463-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Gilberto Figueiredo Martins
Beneficiário:Renato de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura e sociedade   Gêneros do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Generos Do Discurso | Linguagem Literaria | Literatura E Sociedade | Literatura Marginal | Teoria Da Literatura

Resumo

Esse projeto de pesquisa tem como objetivos: identificar com exemplos concretos, temas e recursos estilísticos da chamada literatura marginal, considerando-a inserida num gênero discursivo marcado pelo hibridismo (ou dialogismo) do discurso literário e de outros discursos originários de esferas de comunicação distintas, como a da atividade jornalística e da Sociologia, por exemplo; concretizar a teoria a partir da atividade artística da literatura marginal, ou seja, estabelecida à margem de uma dada cultura tradicional, que apresenta, em sua constituição, marcas estilísticas que indicam a sócio-cristalização de um novo gênero discursivo, permeado pelo contexto da temática da violência social; estudar, e redefinir, o conceito de literatura marginal vigente, com base na caracterização das produções de um gênero contestador/crítico das produções simbólicas hegemônicas na sociedade, localizado às margens de padrões estéticos (e ideológicos) da chamada literatura clássica ou tradicional; abordar o assunto a partir da análise das obras "Capão Pecado" e "Manual prático do ódio", ambas do escritor Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz. Embora as obras aqui observadas, como defende o próprio autor, estejam inseridas nó âmbito da literatura marginal, sendo entendidas, portanto, como produções ficcionais, elas ainda remetem a um contexto extralingüístico referencial, como se o (ou um) dado autor não apenas narrasse, mas ao mesmo tempo, criasse perfis ou representações de pessoas ou de situações de um dado cotidiano da realidade social. (AU)

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