Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade antitumoral do composto sintético DM-1 em ANI mais portadores de Tumor de Ehrlich

Processo: 06/59450-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Durvanei Augusto Maria
Beneficiário:Fernanda Faião Flores
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paclitaxel   Citotoxicidade   Síntese orgânica   Curcumina

Resumo

O projeto visa comparar os efeitos antitumorais e antiproliferativos do composto HB-1 [1,5-bis(4-hidroxi-3-metoxi-fenil)penta-1,4-dien-3-ona] Monossódico e a combinação com o quimioterápico paclitaxel no tratamento do melanoma B16F10. Este composto por apresentar estrutura similar à da curcumina, acredita-se que suas propriedades biológicas também se assemelhem, como um potente agente anticarcinogênico, antimutagênico, antioxidante e antoiinflamatório. Assim, espera-se que o composto HB-1 Monossódico contribua para o tratamento de tumores primários e também impedindo sua disseminação. O composto HB1 é derivado de compostos presentes na própolis brasileira, e pode ser obtido por reação de condensação aldólica ácida e ultrassom. Derivados com os sais mono e dissódicos são facilmente obtidos e tornam o composto mais hidrossolúvel, e consequentemente, aumentando sua biodisponibilidade e suas interações farmacocinéticas. Trabalhos preliminares do grupo sobre o processo de síntese e suas aplicações antitumorais já patenteadas pela FAPESP e depositados no banco de patentes (INPI)- (PI 0207141-0, processo FAPESP 01/10383-7), demosntraram que o composto [1,5-bis (4-hidroxi-3-metoxi-fenil)penta-1,4-dien-3-ona], apresenta especificidade como droga antitumoral, contra uma série de linhagens tumorais humanas e murinas além de não produz citotoxicidade para células normais. Neste projeto avaliaremos as propriedades antitumorais do HB-1 Monossódico e do tratamento combinado com paclitaxel no melanoma B16F10 in vivo, através das determinações dos mecanismos antiproliferativos e pró-apoptóticos desse composto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAIAO-FLORES, FERNANDA; QUINCOCES SUAREZ, JOSE AGUSTIN; PARDI, PAULO CELSO; MARIA, DURVANEI AUGUSTO. DM-1, sodium 4-[5-(4-hydroxy-3-methoxyphenyl)-3-oxo-penta-1,4-dienyl]-2-methoxy-phe nolate: a curcumin analog with a synergic effect in combination with paclitaxel in breast cancer treatment. TUMOR BIOLOGY, v. 33, n. 3, SI, p. 775-785, JUN 2012. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.