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Conformacao da estrutura agraria na forma do tecido urbano nas cidades do oeste paulista - linha alta paulista.

Processo: 06/60374-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Norma Regina Truppel Constantino
Beneficiário:Eliane Katayama Pricoli Amaro
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55338-0 - Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano: estado de São Paulo, séculos XIX e XX, AP.TEM
Assunto(s):Ferrovias   Centro-Oeste paulista   História das cidades   Fazendas   Paisagem urbana

Resumo

As cidades formadas no oeste Paulista no final do século XIX e início do século XX apresentam, ainda hoje, uma paisagem bastante homogênea, não só quanto ao aspecto da paisagem natural, mas também quanto â forma de ocupação e o desenho urbano. No decorrer da pesquisa buscamos compreender a razão da homogeneidade. Uma hipótese a ser analisada é a da permanência da estrutura agrária na formação dessas cidades, com a posterior subdivisão em glebas e o parcelamento das grandes fazendas originais, dando origem ao tecido urbano atual. Ao quadro natural encontrado, superpôs-se uma outra realidade humana, precisamente fundiária. A implantação de uma rede de cidades na primeira metade do século XX pode ser considerada como um marco no planejamento urbano, apesar de não serem utilizadas técnicas ou instrumentos inovadores. O objetivo maior era obter um rápido retorno do investimento feito. O recorte geográfico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, assim, é o estudo da formação de quatro cidades paulistas, situadas em um dos ramais ferroviários - a Sorocabana - realizando o levantamento das fazendas originais e posterior subdivisão, analisando a questão das permanências no traçado urbano. As cidades escolhidas foram ponta de linha da ferrovia: Ourinhos, Assis, Presidente Prudente e Presidente Epitácio. (AU)

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