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Conformacao da estrutura agraria na formacao do tecido urbano das cidades do oeste paulista linha noroeste.

Processo: 08/53284-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Norma Regina Truppel Constantino
Beneficiário:Marina Barroso de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Centro-Oeste paulista   Traçado urbano   Ferrovias   Fazendas   Paisagem urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fazendas | Ferrovias | Historia Da Arte | Oeste Paulista | Paisagem Urbana | Tracado Urbano

Resumo

As cidades formadas no Oeste Paulista no final do século XIX e início do século XX apresentam, ainda hoje, uma paisagem bastante homogênea, não só quanto ao aspecto da paisagem natural, mas também quanto à forma de ocupação e o desenho urbano. No decorrer da pesquisa buscamos compreender a razão da homogeneidade. Uma hipótese a ser analisada é a da permanência da estrutura agrária na formação dessas cidades, com a posterior subdivisão em glebas e o parcelamento das grandes fazendas originais, dando origem ao tecido urbano atual. Ao quadro natural encontrado, superpôs-se uma outra realidade humana, precisamente fundiária. A implantação de uma rede de cidades na primeira metade do século XX pode ser considerada como um marco no planejamento urbano, apesar de não serem utilizadas técnicas ou instrumentos inovadores. O objetivo maior era obter um rápido retomo do investimento feito. O recorte geográfico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, assim, é o estudo da formação de quatro cidades paulistas, situadas em um dos ramais ferroviários - a Noroeste - realizando o levantamento das fazendas originais e posterior subdivisão, analisando a questão das permanências no traçado urbano. As cidades escolhidas para a segunda etapa da pesquisa foram: Bauru, Botucatu, Lençóis Paulista, Promissão e Birigui. (AU)

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