Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnostico e avaliacao dos recursos e atrativos ecoturisticos das uc's inseridas na raia divisoria sao paulo-parana-mato grosso do sul.

Processo: 06/61121-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Sérgio Domingos de Oliveira
Beneficiário:Carlos Bueno Francisco
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55505-3 - Dinâmicas socioambientais, desenvolvimento local e sustentabilidade na raia divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul, AP.TEM
Assunto(s):Desenvolvimento sustentável

Resumo

Este trabalho abordará como temática principal o uso público das Unidades de Conservação (UC's) localizadas na raia divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul, contemplando, em especial, a prática do Ecoturismo. Por meio do diagnóstico e avaliação de seus recursos e atrativos naturais, este estudo trará importantes informações, podendo servir de subsídio para a viabilização de um futuro programa de desenvolvimento turístico responsável, integrado regionalmente e de longo prazo. Assim, a possibilidade de implementação da atividade ecoturística nas UC's toma-se extremamente relevante, à medida que pode contribuir para a amenização da tendência de degradação do meio ambiente tão presente na atualidade, além de proporcionar uma nova alternativa de desenvolvimento responsável regional. Na primeira etapa será feita uma pesquisa de gabinete para roteirizar as pesquisas de campo e, concomitantemente, serão definidos critérios e parâmetros de sustentabilidade para a análise dos dados. Numa segunda etapa, ocorrerão visitas às localidades previamente selecionadas. Após a obtenção de informações em campo, as mesmas serão organizadas em um Banco de Dados (BD) e posteriormente inseridas sobre imagens de satélite georreferenciadas. O processamento destas informações se constituirá num importante elemento para a futura elaboração de um Mapa Temático Turístico da raia divisória, envolvendo importantes aspectos do turismo sustentável, ou seja, os aspectos socioambientais, culturais e econômicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)