Busca avançada
Ano de início
Entree

Acoes da prolactina e da dopamina na atividade de macrofagos: modulacao pela experiencia reprodutiva em femeas.

Processo: 06/61553-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Paulo César Maiorka
Beneficiário:Maria Isabel Roth de Carvalho Freitas
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dopamina   Fêmeas   Prolactina   Macrófagos

Resumo

A experiência reprodutiva (ER), compreendida pelo acasalamento, prenhes, parto e lactação é um evento relevante na vida de uma fêmea. A ER influencia tanto o metabolismo como as concentrações séricas de estrógenos, cortisol e prolactina (PRL), e a liberação desta é influenciada pelo parto. A literatura sugere que o sistema dopaminérgico pode ser influenciado pela ER, pois em roedores resulta em aumento da atividade dopaminérgica no lobo frontal e regiões hipotalâmicas. Por outro lado, a hipófise apresenta um papel importante na regulação do crescimento, diferenciação e função de todas as células do organismo, incluindo as do sistema imune. Assim, a comunicação recíproca entre os sistemas neuroendócrino e imune é crítica para o estabelecimento de mecanismos de defesa do organismo. Evidências comprovam uma interação entre esses sistemas por meio da ação da PRL e da DA. Uma vez que antagonistas de receptores de DA elevam os níveis séricos de PRL, tanto receptores de PRL quanto de DA podem estar envolvidos na modulação da atividade de macrófagos, fornecendo meios de comunicação entre os sistemas nervoso e imune. Assim, este projeto pretende estudar os efeitos da PRL, da DA e do bloqueio de receptores D2 de DA sobre a atividade de macrófagos peritoneais de ratas primiparas e multiparas, além de avaliar a expressão do gene Drd2 que codifica o receptor D2 de dopamina, em macrófagos peritoneais destes animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROTH CARVALHO-FREITAS, MARIA ISABEL; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.; PALERMO-NETO, JOAO; FELICIO, LUCIANO F. Prior reproductive experience alters prolactin-induced macrophage responses in pregnant rats. JOURNAL OF REPRODUCTIVE IMMUNOLOGY, v. 99, n. 1-2, p. 54-61, SEP 2013. Citações Web of Science: 6.
ROTH CARVALHO-FREITAS, MARIA ISABEL; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.; MAIORKA, PAULO CESAR; PALERMO-NETO, JOAO; FELICIO, LUCIANO F. Prolactin differentially modulates the macrophage activity of lactating rats: possible role of reproductive experience. JOURNAL OF REPRODUCTIVE IMMUNOLOGY, v. 89, n. 1, p. 38-45, APR 2011. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.