Busca avançada
Ano de início
Entree

Pre-processamento e extracao de caracteristicas de imagens para area oftalmologica.

Processo: 01/09540-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:João Do Espirito Santo Batista Neto
Beneficiário:Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Oftalmologia

Resumo

Este projeto consiste em aplicar técnicas de pré-processamento e extração de característica sobre imagens oftalmológicas. Estas imagens são fornecidas por uma técnica recente de aquisição de informações provenientes do globo ocular, chamada Hartmann-Shack Para isto, se faz necessário um estudo tanto na área de processamento de imagens quanto em métodos de análise multivariada (PCA - Análise de Componentes Principais). Posteriormente estas informações servirão para alimentar um sistema de reconhecimento e análise baseada em redes neurais e combinação de classificadores para, assim, poder gerar o diagnóstico do vício refrativo (miopia e hipermetropia e astigmatismo) correspondente à imagem inicial processada. O objetivo final é a implementação de rotinas e a incorporação das mesmas à aplicação de diagnóstico de vicio refrativo para plataforma Linux. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIAMPAOLO LUIZ LIBRALÃO; ANTONIO VALERIO NETTO; ANDRÉ PONCE DE LEON F. DE CARVALHO; MARIA CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA. Determinação de vícios refrativos oculares utilizando Support Vector Machines. Sba : Controle & Automação, v. 16, n. 2, p. 146-158, Jun. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.