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A percepção musical e a composição no Traite Des Objets Musicaux de Pierre Schaeffer

Processo: 99/07981-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 1999
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Edson Sekeff Zampronha
Beneficiário:Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical   Percepção musical   Composição musical   Música concreta   Música contemporânea

Resumo

O projeto parte do estudo de como o compositor Pierre Schaeffer aborda a percepção musical em seu livro Traité des objets musicaux (1966). Depois, realiza uma comparação, dos resultados dessa análise com as obras musicais do compositor, em particular a obra: Etude aux objets. Dessa forma procura-se ressaltar de que modo a percepção aparece como constituidora da sua linguagem musical, tema que ficou em aberto dentro do Traité de Schaeffer. (AU)