Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos acos inoxidaveis austeno-ferriticos com teor de ferrita entre 40 e 60%.

Processo: 06/55579-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:João Manuel Domingos de Almeida Rollo
Beneficiário:Elki Cristina de Souza
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Textura   Engenharia de materiais

Resumo

As faixas de composição para os aços inoxidáveis austeno-ferríticos especificadas pelas normas internacionais são mais amplas que as permitidas pelas restrições impostas sobre os teores de ferrita e não existem levantamentos sistemáticos que relacionam a microestrutura com porcentagem de ferrita nos aços duplex definidos pelas normas usuais ASTM ou DIN. Com o intuito de controlar e avaliar o efeito da microestrutura destes aços sobre as propriedades físico-química, será elaborado o aço inoxidável austeno-ferritico superduplex ASTMA995M Gr.5A(Cr25Ni7MoNi), denominado material de referência. Partindo deste material, serão fundidas amostras com cinco composições diferentes, ajustando o teor de ferrita em 40, 45, 50, 55 e 60%, através do balanço da porcentagem de Cr e Ni. Serão realizados ensaios convencionais de caracterização micro-estrutural de microdureza das fases e ensaios eletroquímicos, a temperatura ambiente e a 70° C, de resistência às formas de corrosão em meio de água do mar sintética, com a presença de CO2 e H2S dissolvidos, coadunando o efeito da temperatura na resistência a corrosão por pite e fresta dos materiais investigados. As amostras serão submetidas a um ataque térmico sob vácuo, investigando a influência de altas temperatura na formação de filmes de óxidos pela coloração típica de cada óxido formado. Busca-se o desenvolvimento de novos aços austeno-ferríticos que apresentem vantagens econômicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, ELKI C.; FORTULAN, CARLOS A.; ROLLO, JOAO M. D. A. Microstructure by Thermal Attack under Vacuum of a Superduplex Stainless Steels and Electrochemical Behavior in H2S/CO2-Saturated Synthetic Seawater. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 29, n. 9, p. 1803-1810, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.