Bolsa 10/50352-2 - Meios de comunicação, Envelhecimento - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Corpo, erotismo e sexualidade entre mulheres idosas

Processo: 10/50352-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Guita Grin Debert
Beneficiário:Mirela Berger
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Meios de comunicação   Envelhecimento   Sexualidade   Erotismo   Estudos de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Do Corpo | Envelhecimento | Erotismo | Genero | Midia | Sexualidade

Resumo

Este projeto encontra-se na intersecção de quatro áreas temáticas, quais sejam: envelhecimento, culto ao corpo, erotismo e gênero. Os objetivos gerais são compreender os significados do uso do corpo para mulheres acima dos sessenta anos e verificar qual o impacto da cultura do corpo e do uso de determinadas técnicas corporais no erotismo e na sexualidade. Um dos objetivos centrais do projeto é desvendar o seguinte paradoxo: se por um lado a adesão a estas técnicas pode aumentar a auto-estima feminina, levando a mulher ao desenvolvimento de uma relação mais positiva com sua sexualidade e com o erotismo; por outro, pode não só culpabilizar a mulher que não conseguir aderir a elas, bem como produzir uma nova homogeneização do "ser velho", associado agora com o bom gerenciamento das marcas da idade. A pesquisa será de cunho qualitativo, com entrevistas semi-dirigidas e observação da conduta de mulheres com idade a partir de 60 anos, que freqüentem academias de ginástica e bailes da terceira idade. Trata-se de um desdobramento da minha tese de doutorado Corpo e Identidade Feminina, na qual trabalhei a cultura do corpo entre mulheres jovens. No momento, interessa-me pensar como alguns aspectos, como os citados acima, são pensados por um segmento mais velho da população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)